domingo, 7 de novembro de 2010

Dica para hoje, domingo, Quinto dia de Maratona Cultural e um pequeno preludio sobre os dias transcorridos de Maratona

Amigos, a grande dica é que neste ponto da Maratona devemos nos hidratar com muitos líquidos nobres como vinhos da América do Sul, champagnes, cachaças deliciosas de minas, Cervejas especiais de todo mundo, água... mineral, afinal não somos de ferro. Brincadeiras a parte, temos muito o que comemorar com nossa Maratona Cultural Macaé 2010. Chegamos ontem a nossa primeira 24 horas de Maratona, as sessões de curtas tem sido um sucesso por conta de muitas pessoas novas que compareceram ás exibições, tanto no "Bico da Coruja" quanto no Cine Arte Macaé, AABB e ontem na Farol Livros.

A Feira de Livros que começou na AABB sexta-feira e continua hoje na Farol Livros das 12h ás 24 hs está sendo de grande apreciação por parte dos "maratoneiros". Parabéns ao Salvador, da Livraria Sebo Mundo dos Livros e Pedro, da Farol Livros pelos livros expostos a venda com obras e achados de tombar o queixo de todos. Livros realmente maravilhosos e essenciais. O Varal de poesias, tanto o que a Sandra Wyatt e Gerson Dudus prepararam com as "Cigarras" quanto o da Escola Alfa estão lindos. De emocionar mesmo! Um dos pontos culminantes da noite de sexta-feira foi a leitura do Manifesto da Cultura que queremos, que em breve publicaremos aqui no blog, parabéns a Gerson Dudus que fez uma leitura perfeita de cada linha, palavra e ponto do manifesto. Os filmes da Lyra dos Conspiradores, com Reizinho explanando toda história da vermelho e branco da rua do Sacramento, e, especialmente, o da Nova Aurora com depoimentos inebriantes de Tonito Parada, Dona Ancyra, Wanderley Pereira, Egberto Gismonti e imagens de uma Macaé que não sai de nossa memória. Depois houve a mesa redonda onde o teatrólogo Ricardo Meirelles perfilou toda história dos cine clubes e cinemas em Macaé, passando pelo Cine Santa Isabel, Cine Recreio, Cine Eden, Cine Ideal,  Cine Taboada, a tentativa de se construir o Cine Avenida que seria onde hoje é o Teatro Municipal de Macaé e o Musico Rúben Pereira que falou sobre um dos personagens de suas pesquisas que é o Luiz Barbosa, cantor nascido em Macaé em 1910 e falecido em 38 que influenciou as primeiras gerações de cantores no Brasil do tempo da Era de Ouro' do Rádio.

Ontem, sábado, Tivemos a honra e felicidade de lançarmos o livro "Crônicas esportivas" de Giannini Pinto "Seu Carangola" e acabamos não podendo fazer o "Funeral poético" por conta da chuva, mas vai rolar em outra oportunidade. O funeral poético é uma espécie de "Flash mob". Aguardem!!!
Então como eu ia descrevendo, ontem chegamos ás nossas 24 horas de Maratona Cultural com a Feira na AABB e o encontro com Giannini Pinto nde manhã e a Feira de Livros na Farol Livros e a exibição dos 3 curtas na inauguração do Lounge da Farol de noite. A inauguração do Cine Clube e do Lounge da Farol foi intimista como é o espaço e mais que especial por conta das exibições e a mediação do Pedro, que foi fundamental.
Hoje a grande dica é aproveitar o saldão de livros na Farol a partir das 12 hs e ás 14 teremos o encontro com os escritores Gerson Dudus, Sandra Wyatt e Clinton Davison lançando seus livros "Palavra expressa" e "O Herdeiro de Basten". Logo após esse encontro com os escritores teremos uma sessão de cineclubismo das mais aguardadas de toda Maratona. A "Sessão IBR - Novo tipo de Cinema" com o filme "Anaconda de Jurubatiba". O IBR é Professor de desenho, e, Cineasta sempre que aparece uma câmera fotográfica ou filmadora, pra ele não importa a mídia o que vale é realizar seu "novo tipo de cinema" nos revelando uma linguagem completamente original e de grande empreendedorismo intelectual. Fechando a programação teremos a exibição no Cine clube Farol do filme "12 Macacos".
Aproveitem!!!
     

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dica para o segundo dia de Maratona Cultural

Hoje, 04 de novembro quinta-feira, a boa é curtir os curtas que serão exibidos no Cine Arte Macaé a partir das 20:00h.  A sessão começará 20:30 com os curtas "Indefeso" 17', "Informal" 9' e "Perambulante" 9'. Logo após a sessão teremos a mesa redonda: Movimento Cineclubista - Trajetórias, valores e perspectivas. Convidados: Adil Tiscate (Cine Santa e Cine Arte Macaé) e Cine clube Mate com Angu (RJ). Mediador: Artemio Macedo (Cine clube Macaba doce).

Quem ainda não foi ao Cine Arte Macaé essa é uma ótima oportunidade!!!

Serviço: Av. Rui Barbosa 1725 Piso 1 do Macae Shopping - Entrada franca.
O Cine Arte Macaé inaugurou há pouco mais de um mês e veio para Macaé trazendo a "expertise" do Cine Santa que fica no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro. O objetivo do Cine Arte é exibir filmes de produção nacional, filmes de arte e documentários. A direção do Cine Arte Macaé é de Adil Tiscate.     

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dica para o primeiro dia da Maratona Cultural Macaé 2010

A dica para hoje, quarta-feira dia 03 de novembro primeiro dia da maratona, é chegar ás 20hs no "Bico da Coruja" encontrar os amigos, aquela gelada, a melhor sardinha na pressão da região e curtir a roda de Choro que vai reunir a nata do Choro macaense.No mais, é esperar o inicio da "Sessão de parede" do Cine clube Macaba doce que comemora seu primeiro aniversário e exibirá os curtas:  Descascadeiras 16' e Flor do Mangue 12'. Os dois documentários são fiéis retratos da realidade macaense, um documenta a luta das descascadeiras de camarão e peixes de Macaé que lutam para trabalhar com mais dignidade e o segundo levanta a questão das áreas de mangue invadidas no municipio.

Serviço: Bico da Coruja - Rua Benedicto Lacerda 134 - rua atrás do Mercado de Peixe em direção ao Forte - É um buteco tradicional de Macaé onde amigos se reúnem há 20 anos toda quarta-feira para uma roda de choro, samba e seresta. O clima é informal e não há cobrança de couvert. O "Bico" já gravou 2 discos e quem comanda a casa é Wallace Agostinho.